terça-feira, 26 de março de 2013

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS

Esta reunião, até então restrita às creches, foi ampliada e abrangeu também a pré-escola, reforçando a unidade da Educação Infantil. Ou seja, todas as unidades com grupamentos de berçário, maternal I e II, pré-escola I e II fizeram parte desta ação. 

A Escola de Pais foi um precioso momento para ampliar a relação das famílias com a instituição, para compartilhar experiências e saberes entre os responsáveis, e, acima de tudo, fortalecer a relação entre pais, mães, responsáveis e crianças. Foi também uma excelente estratégia para esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento das crianças, maternidade e paternidade responsável. A Escola de Pais está pautada na relação de diálogo entre todos os envolvidos e parte do princípio de que todos possuem saberes, assim como todos possuem dúvidas.

Este movimento exigiu do gestor um planejamento que foi além do teor do encontro. Cada instituição teve que levar em conta o universo de responsáveis que poderiam estar presentes. 

Trecho retirado da Circular E/SUBE/CED nº32, de 21/03/2013, com modificações.

Começamos a reunião com o acolhimento dos responsáveis e explicando qual era o teor do encontro e seus principais objetivos. As professoras e a direção falaram sobre os alunos, seu comportamento, pontos positivos e negativos das turmas e da escola, os responsáveis  também fizeram seus comentários e tiraram suas dúvidas.

Depois os responsáveis assistiram ao vídeo “O que você gostaria de ter ficado sabendo antes do seu filho nascer e ninguém lhe contou?” Fonte: http://www.perestroika.com.br/maes/

Em seguida houve a realização a dinâmica "Livro dos Nomes" 


- Cada responsável ganhou duas folhas em branco
- O responsável escreveu o nome da criança no centro da folha, decorando–a. 
- Na outra folha, escreveram o motivo da escolha desse nome para o seu/sua filho(a).
- Os responsáveis foram convidados a apresentar o registro para os demais e entregaram este mesmo registro.

Os objetivos da dinâmica foram: além de trabalhar a função social da escrita, lidar com conceitos como identidade e pertencimento, especialmente relevantes para a criança da educação infantil.

Depois foi feito o encerramento do encontro e a avaliação do mesmo.










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