PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Identificação
A Escola Municipal Antonio Pereira está localizada no Bairro
de Tomás Coelho. É uma escola de caráter público municipal pertencente à 3ª
Coordenadoria Regional de Educação e subordinada à Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro – SME / RJ, que tem como objetivo central levar o
aluno a buscar seus caminhos na sociedade em que vivemos.
Os profissionais de educação que trabalham nesta escola são
envolvidos com o processo educativo e apresentam uma permanente preocupação com
a construção de conhecimentos e valores numa perspectiva crítica e
transformadora.
Os alunos que freqüentam a nossa escola são oriundos , em
grande parte, do bairro onde se localiza a escola e também de bairro vizinhos.
São alunos de diferentes níveis sócio-econômicos residentes
em Pilares, Abolição, Cascadura, Cavalcanti e comunidades do Urubu, parque
Silva Vale, Juramento e em condomínios e residências particulares.
A escola atende aproximadamente 400 alunos a partir dos
quatro anos de idade. Esses alunos estão distribuídos em dois turnos de
funcionamento da Unidade Escolar (manhã e tarde), divididos em dezesseis
turmas, entre elas: pré-escola, Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano e uma
turma de Projeto de Aceleração 1ª, a turma 8401.
Objetivo geral
Construir uma escola onde os alunos possam trabalhar o
resgate de sua identidade e auto-estima, tornando-se críticos e atuantes.
Ampliar as discussões e trabalhar a memória em diversas áreas do saber de um
modo global e integrado, tendo em vista a construção dos processos de
confirmação da identidade e construção da cidadania.
Objetivos
específicos
- Analisar razões históricas dos fatos contemporâneos e as
futuras perspectivas do nosso presente;
- Resgatar a auto-estima do aluno;
- Respeitar as diversidades sociais e culturais, promovendo
a integração entre todos os segmentos;
- Compreender que em toda a sociedade há normas sociais que
delimitam os papéis, criando relações de respeito, poder e afetividade;
- Relacionar os direitos e deveres do Cidadão em nossa
socieddae, a partir da inter-relação entre sociedade civil e Estado;
- Identificar e reconhecer a socialização como elemento
fundamental à vida humana;
- Vivenciar a cidadania com ética e valorização do outro;
- Construir meios que levem o aluno a alcançar a
compreensão completa da leitura e da escrita;
- Resgatar a memória do patrono da escola;
- Trabalhar a identidade a todo instante;
- Conhecer um pouco da cultura portuguesa;
- Fazer um paralelo à língua portuguesa (Brasil/Portugal);
- Identificação das diversas formas de linguagem;
- Promover atividades de valorização do ser humano enquanto
ser único (essência da individualidade e auto-estima) com professores e alunos;
- Incentivara participação dos responsáveis em todo o
processo de desenvolvimento do trabalho pedagógico;
- Resgatar o valor da escola em nossas vidas;
- Motivar os alunos integrarem-se à escola através de
atividades lúdicas;
- Resgatar a identidade da escola, do aluno e da comunidade
observando as transformações ocorridas no tempo e no espeço;
- Conscientizar quanto à conservação e valorização do espaço
escolar;
- Desenvolver o senso crítico para o exercício da Cidadania;
- Subsidiar atividades relativas à história da própria
escola;
- Tornar o ambiente escolar um espaço coletivo e acolhedor;
- Acompanhar os avanços científicos e tecnológicos;
- Desenvolver junto à comunidade escolar diferentes etapas
do processo de disciplina, necessário para a formação de cada cidadão, que
culmine com a preservação da escola para todas as gerações, mediante um
trabalho de qualidade;
- Discutir e desenvolver valores, tais como: solidariedade,
cordialidade, respeito e ética entre os membros da sociedade;
- Promover a inclusão dos educandos através da
democratização do ensino e da inclusão digital;
- Realizar uma exposição que conte a história dos
alunos/escola/comunidade(EXPO-MEMÓRIA)
- Viabilizar a integração de pais, alunos e escola.
Metas
- Promoção de eventos com a presença e participação dos
responsáveis, divulgando os trabalhos bem sucedidos realizados na escola;
- Otimização do espaço valorizando a própria utilização
deste, promovendo atividades lúdicas;
- Promoção de passeios para enriquecimento da prática
pedagógica;
- Busca de parcerias com profissionais de outros Órgãos, SME
e ONGs para realização de palestras com alunos, responsáveis, professores e
funcionários da escola;
- Viabilizar a participação dos profissionais da escola em
capacitações oferecidas pela SME e E/3ª CRE, sem perda do dia letivo ao aluno;
- Elaborar um código de direitos e deveres para todos os
segmentos da Comunidade Escolar;
- Buscar parcerias a fim de viabilizar mais recursos e
alternativas para o processo educativo;
- Despertar a consciência da comunidade para a busca de
melhoria na qualidade de vida;
- Reduzir o índice de alunos infreqüentes;
- Elevar o nível de aproveitamento escolar buscando estratégias
que combatam as possíveis causas de baixos rendimentos;
- Manter o compromisso político de viabilizar ao aluno crítico
para a construção de uma vida cidadã;
- Reforçar o papel da escola, por intermédio da exposição,
formação de um mundo melhor e mais democrático.
Ações
- Resgatar a identidade da escola, através do tempo;
- Coletar fotos e depoimentos da comunidade onde a escola
esta inserida;
- Pesquisar a história da escola, patrono, bairro e etc.;
- Organizar acervo de premiações conquistadas pela escola;
- Aulas-passeio;
- Palestras sobre higiene bucal em parceria com o PAM
Cavalcante;
- Reuniões de Centros de Estudos para discussão do
desenvolvimento e reavaliação do projeto;
- Utilização de recursos audiovisuais;
- Reunião com os responsáveis;
- Realização de exposições;
- Outros projetos emanados da SME, 3ª CRE e outros órgãos e
entidades no decorrer do ano e que contribuam para a articulação do Projeto Político
da U.E.
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